Medicina no ParaguaiPortal de Medicina UCP

Como Revalidar meu Diploma de Medicina no Brasil?

Existem algumas formas para você validar o seu diploma e trabalhar legalmente no Brasil.

Veja abaixo as opções que existem hoje para que você possa trabalhar no Brasil, elas estão em constante aperfeiçoamento, por isso podem sofrer alterações.

 

– PROVA PARA REVALIDAR O SEU DIPLOMA

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (revalida).

Ele foi instituído por meio da Portaria Interministerial nº 278, de 17/03/2011, nos termos do art. 48, § 2º, da Lei nº 9394, de 1996.

Muitas universidades federais já aderiram ao exame revalida como forma de revalidação dos diplomas médicos obtidos no exterior

O Exame Revalida compreende duas etapas de avaliação:

• 1ª Etapa: Avaliação escrita, com a aplicação de duas provas: uma prova objetiva, composta por questões de múltipla escolha, e a outra discursiva, composta por questões discursivas.

• 2ª Etapa: Avaliação de habilidades clínicas, estruturada em um conjunto de dez estações, nas quais durante um intervalo de tempo determinado os examinadores deverão realizar tarefas específicas.
Requisitos para participação no Exame Revalida:

• Ser brasileiro(a) ou estrangeiro em situação legal no Brasil.

• Possuir Cadastro de Pessoas Físicas – CPF, emitido pela Receita Federal do Brasil.

• Ser portador de diploma médico expedido por instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo seu Ministério da Educação ou órgão equivalente.

Mais informações no site do governo http://portal.inep.gov.br/revalida

– PROGRAMA MAIS MÉDICOS

mais-medicosMais Médicos é um programa do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa apresenta uma ordem de prioridade, definida em sua Lei, na qual as vagas solicitadas pelos municípios e autorizadas pelo Ministério da Saúde devem ser, primeiramente, oferecidas aos médicos com registro no país, ou seja, maioria médicos brasileiros formados no Brasil, mas também estrangeiros formados no Brasil e brasileiros ou estrangeiros formados fora do Brasil que revalidaram seus diplomas.

Se restarem vagas depois da escolha desse primeiro grupo, elas serão oferecidas a um segundo grupo, composto por médicos brasileiros formados no exterior.

Havendo ainda vagas, são oferecidas a um terceiro grupo constituído de médicos estrangeiros formados no exterior.

Os médicos atuam no programa por três anos, recebendo bolsa-formação federal no valor de R$10 mil ao mês. Além disso, todos os profissionais contam com direito a moradia e alimentação custeadas pelas prefeituras.

Os profissionais realizam curso de especialização em Saúde da Família e são supervisionados e orientados por instituições de ensino

Veja mais informações no site do governo https://maismedicos.saude.gov.br/

– TRANSFERÊNCIA PARA UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Há a possibilidade de realizar a transferência externa durante a graduação de Medicina no Paraguai para o Brasil.

A transferência poderá ser solicitada em algumas Universidades brasileiras a partir da aprovação das matérias correspondentes ao primeiro ano do curso de Medicina. Então a partir do segundo ano você pode solicitar a transferência.

A transferência entre instituições de Ensino Superior deve ser solicitada diretamente com a Instituição na qual o estudante deseja realizar a transferência do curso. Nesse caso, está condicionada à existência de vagas e a aprovação prévia do processo seletivo correspondente.

Todo ano as universidades abrem editais de convocação para a realização de prova de transferência externa caso haja vagas.

Indicamos a UCP

 

UCP - Logo

O momento de pensar no futuro é agora! 

Faça a escolha certa! Transforme em realidade o Sonho de Estudar Medicina! Nós do Portal de Medicina na Fronteira iremos te auxiliar da melhor forma possível, ajudando você a iniciar sua formação em medicina, que lhe proporcionará, sem dúvida, todos os benefícios desta linda profissão.

 

conheça a universidade

 

Consultores Portal de Medicina